Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Evangelho no Lar - Aula juventude - 24/05/2014

Tema central: PLANEJAMENTO FAMILIAR                                    Data: 24  mai  2014

Tema da aula: Evangelho no Lar

Objetivo Formativo: Conscientizar-se de que a família é a base do equilíbrio moral e social da sociedade.
Objetivo Informativo: Reconhecer que a formação da família cumpre determinação divina.

Objetivo da aula: Explorar os efeitos em nossos corpos, familiares e casa quando fazemos o evangelho no lar conforme Jesus nos ensinou.

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: Monte seu próprio Evangelho no Lar - 15’

Iniciar a aula perguntando aos evangelizandos:

- Quem já tomou vacina de gotinhas?
- Porque quando criança devemos tomar essa vacina?
(explorar a proteção que a vacina proporciona contra doenças, algumas delas, muito sérias)

Assim como a vacina nos protege das doenças, quando realizamos o Evangelho no Lar com frequência, é como se estivéssemos nos vacinando semanalmente para nos proteger dos desequilíbrios energéticos em nossos corpos e lar causados por momentos em que passamos por crises de angústias, inquietações que nos levam à agressividade, raiva, tristeza e sensação de culpa persistentes, e outros desequilíbrios de diversas ordens que passamos rotineiramente.

O Evangelho no Lar é o antídoto que nos leva a compreender e esclarecer estes pontos, nos preenchendo com coragem para reparar nossos erros, interromper perturbações, predispor à paz e ajudar em nossa renovação, entusiasmo, liberdade e proteção contra a ausência da luz. (Adaptado de Joanna de Ângelis, Celeiro de Bênçãos, p. 16)

Em uma mesa colocar os seguintes itens:
- Jarra com água, vela, toalha branca, vaso com flor e um livro (Jesus no Lar).

Pedir que escolham os itens desta mesa para preparar o evangelho no Lar.

Desenvolvimento: Reflexão sobre o Evangelho e seus efeitos - 35’

O Evangelho no Lar é uma reunião em família não apenas para a realização de uma oração, mas também, é um momento de estudo, conversação nobre e reflexão elevada.

Os judeus na época de Jesus já praticavam a oração semanal em família e até hoje, se reúnem às sextas-feiras para a noite, antes do jantar, para este momento religioso e, fazem uma leitura pelo chefe ou líder da casa, de um texto dos Profetas e depois, fazem comentários. Eles costumam fazer um pequeno ritual acendendo vela em castiçal e outras práticas.

Nosso amigo Jesus nos mostrou que este momento em nosso lar, com nossa família é muito importante: Certo dia ele nos deixou o testemunho de sua apreciação a respeito desse momento, na casa de Simão Pedro quando estava hospedado lá e aproveitou a ocasião para mostrar o que é essencial nessa reunião de família, tirando tudo aquilo que não era essencial, como o uso de velas e de um ritual que consistia em distribuir um pedacinho de pão e um pouco de vinho a cada participante. Ele os reuniu em torno da mesa e deixou registrado que não se tratava apenas de oração, mas sim de estudo, conversação e reflexão elevada, e que a consulta aos “escritos da sabedoria” se faz necessária. (conforme for contando essa história, ir retirando os elementos da mesa e deixar somente o livro.

Para fazer o evangelho no lar não é preciso estes elementos (velas, flores, toalhas). E, para atingir o objetivo e receber os benefícios do evangelho, livros como este podem nos ajudar bastante.

É comum mantermos por perto um copo, garrafa ou jarra de água durante o evangelho. Alguém sabe por quê?

A água é dos corpos materiais o mais simples e receptivo da Terra. É como a base pura em que o remédio que vem de Deus possa ser fixado através de recursos do nosso mundo material que são muito importantes para a saúde e amparo do nosso corpo e alma, embora todo esse processo seja invisível aos nossos olhos físicos. (Adaptado de Emmanuel, Segue-me!... 7.ed., 129-130).

Durante a explicação sobre a água, passar na frente da jarra um papel celofane verde e demonstrar que conforme pensamos e sentimos, colocamos em movimento energias (onda vibratório de certa frequência) que assumem características como, por exemplo, as cores, então, por exemplo: quando estamos trabalhando com cura ou estudando sobre a cura de alguma enfermidade produzimos energias que assumem a coloração esverdeada. Essa energia é facilmente captada pelas moléculas de água e, um copo de água que esteja perto de você no momento em que está emanando essa energia, fica carregado com essa vibração de luz. Assim, a pessoa que tomará essa água receberá em seu corpo essa vibração energética e, caso tenha alguma enfermidade, esse fluído esverdeado o ajudará no processo de cura.

Enquanto fazemos o evangelho, amigos desencarnados de luz ficam próximos a nós, dentro de nossos lares e aproveitam este momento em que estamos mais receptivos à luz, já que a leitura e a reflexão nobre sobre os ensinamentos de Jesus fazem com que emanemos mais luz própria, para emitir a qualidade de luz que necessitamos diretamente sobre nossos corpos físico, períspirito e espírito, e também, materializando esse fluído de luz na água que deixamos por perto e que beberemos ao final do evangelho. Ex: se precisamos de mais sabedoria e compreensão, e estamos buscando isso, cargas de luz amarela / dourada serão impressas / fixadas em nós e na água que beberemos.

Por tudo isso o que acontece durante o momento do evangelho e da oração e, pela presença dos amigos de luz que vem ao nosso encontro, especialmente neste momento, para nos abastecer do que precisamos, é que se faz necessário mantermos uma frequência e horários de início e término do evangelho sempre fixo. Afinal, esses espíritos também têm outros afazeres e precisam se programar para estarem conosco. Quando atrasamos ou deixamos de fazer o evangelho, estes espíritos acabam perdendo o precioso tempo que poderia ser dedicado à outra tarefa de luz. É como se marcássemos o horário no dentista e faltássemos na consulta. Aí, o dentista deixou de atender outra pessoa que estava precisando, pois achou que estaria com você naquele horário...

Assim como nossos corpos e a água se iluminam durante o evangelho, nosso lar também é beneficiado, pois todas as paredes, móveis e objetos também recebem a carga de luz que estamos gerando e atraindo dos espíritos de luz, assim, toda a casa fica iluminada e protegida. Quanto mais sério e frequente é o evangelho que fazemos em nosso lar, mais luz permanente fica em nós e em nosso lar. Neste caso, espíritos de luz assumem a guarda da nossa casa e barram a entrada de espíritos que praticam a maldade e estejam carregados de fluidos energéticos / vibrações negativas.

Quanto mais forte é a luz que um lar iluminado emana, mais casas vizinhas e da rua são também beneficiadas com a luz. Assim como, quanto mais nos iluminamos praticando pensamentos e sentimentos elevados, mais luz emanamos para as pessoas que estão próximas à nós e, mais espíritos de luz atraímos, aumentando nossa autoproteção. E, uma das formas de cada vez mais elevarmos nossos pensamentos e sentimentos, é a prática do Evangelho no Lar.



Fixação: Mentalização – 5’

Então, agora vamos tentar perceber qual é a qualidade da vibração de luz que estamos emitindo, para isso, vamos começar identificando quais são os pensamentos e sentimentos que produzimos no dia de hoje... fechem os olhos para se concentrem em perceber qual foi seu pensamento de hoje quando acordou ou que você teve até chegar aqui, teve alguma preocupação, incomodo, algo que gerou ansiedade ou teve qualquer outro tipo de emoção e pensamento?
Tente encontrar isso em você, afinal, nossos pensamentos não param de funcionar, a não ser que forcemos essa situação de ausência de pensamentos... Mesmo que seja um pensamento frequente e normal para você, encontre qual é esse pensamento...
Façam sim ou não com a cabeça caso tenham encontrado esse pensamento e ou sentimento e abram os olhos.
Talvez alguns de vocês tenham percebido pensamentos e energias mais leves e positivas, mas também alguns de vocês podem ter identificado energias mais pesadas ou negativas...

Agora, vamos iniciar uma mentalização para transformar as energias negativas em luz: fechem os olhos novamente.
Todos os pensamentos e sentimentos que foram identificados por vocês ou pelos colegas ao seu lado e, que estejam fluindo como uma energia pesada ou negativa e, que estão com uma coloração escura, são agora colocados no centro desta roda. Envolta desta coloração escura existe um grande círculo de luz violeta, bem forte e radiante. A luz violeta vai formando uma cúpula envolta da energia densa e escura e, a medida que a luz violeta toca a escuridão, toda a energia mal qualificada se transforma em luz branca, bem brilhante.

A luz violeta vai transformando, transmutando em luz branca toda a energia escura e negativa. Quanto mais vocês se concentram nessa luz violeta, mais luz branca é transformada. Essa transformação vai ganhando cada vez mais força. Nossos mentores também estão ajudando nessa transformação...

E, agora, todo o centro desta roda está feito de pura luz. Essa luz que foi requalificada retorna aos nossos corpos e nos preenche com tudo o que precisamos.

Encerrar com a prece final.

Prece Final



Prof. Isis