Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Origem e natureza dos espíritos - juventude - 30/05/2013

Tema do mês: MUNDO ESPÍRITA                                                    Data: 30 Mai 13

Tema da aula: Origem e Natureza dos Espíritos

Objetivo Formativo: Reconhecer a interdependência entre o mundo espiritual e material.
Objetivo Informativo: Identificar a natureza do corpo espiritual e as características que as fundamentam.
Objetivo da aula: Resgatar conceitos sobre a formação dos mundos e seres vivos, acrescentendo detalhes conhecidos até o momento sobre a natureza do corpo espiritual.


Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: Quem é Quem? - 15’

Mostrar imagem do cientista físico, alemão, Albert Einstein, do médium e filantropo Chico Xavier, e do italiano cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, precursor da aviação e da balística, da Vinci.

A cada imagem, perguntar:
- Quem é essa pessoa?
- Qual a(s) principal(s) característica(s) desta pessoa?

Ao final da apresentação das imagens, perguntar:
- Qual parte desta pessoa dá ou controla tal(s) característica(s)?
- De onde vem nossa sabedoria, inteligência, capacidade de amar, talento artítistico, capacidade de cuidar e se desenvolver, e promover o desenvolvimento do meio onde vivemos?

Introduzir o desenvolvimento da aula, falando do espírito, princípio inteligente que anima nossa matéria, os seres inteligentes da criação que povoam o Universo, além do mundo material.

Desenvolvimento: Trabalhando em Grupos – 25’

Dividir a sala em 2 grupos, distribuir para cada grupo algumas perguntas e suas respectivas respostas, porém, cortadas em papéis separados, dobrados e embaralhados.
Cada grupo deverá descobrir qual é a resposta correta para cada pergunta que encontrarem e apresentar a pergunta + resposta ao outro grupo. ATENÇÃO: existem algumas respostas erradas!

Perguntas & Respostas:

De que corpos somos formados?

- Sabemos que somos constituídos de espírito, perispírito e corpo.

- ERRADA: Somos formados de perispírito e corpo físico. O cérebro no corpo físico corresponde à inteligência do homem.



O que é o espírito e matéria?

- A matéria forma os corpos, ela é também conhecida como fluído etéreo ou éter, e está presente em todo o universo.
- "O Espirito é o principio inteligente do Universo e a materia é o agente, o intermediario com o auxilio do qual e sobre o qual atua o Espirito."

- ERRADA:    Espírito é o perispírito do corpo que habita o homem, este também representa a inteligência de cada ser.
A matéria é sempre as células que compõem o corpo humano.

Quais são os dois elementos que nos formam?

- Há dois elementos gerais nos formando; a matéria e o Espirito. “E acima de tudo, Deus, criador de todas as coisas. Deus, Espírito e matéria, constituem o princípio de tudo que existe. São a trindade universal.”
- Os mundos e todos os seres são a concretização das idéias divinas, por força da onipotente vontade de Deus que criou também o espírito, elemento inteligente, o qual é submetido a longa elaboração através dos diversos reinos da Natureza que conhecemos nos diferentes mundos.

Se Deus criou os espíritos, você acha que então, eles são pedacinhos de Deus?

- Não. Os espíritos são sua obra, precisamente como acontece com um homem que faz uma máquina; esta é obra do homem e não ele mesmo. Sabes que o homem, quando faz uma coisa bela e útil, chama-a sua filha, sua criação. Assim, dá-se o mesmo com Deus: nós somos seus filhos, porque somos sua obra. Por isso o chamamos também de Pai Nosso.

- ERRADA: Sim. Quando Jesus disse “Vós sois Deuses” quis dizer que somos pedaços do nosso criador.

Como Deus criou os espíritos?

- Quando e como Deus nos criou, não sabemos. Quando e como cada um de nós foi feito, ninguém o sabe; isso é mistério.
- Não é dado ao homem conhecer o princípio de todas as coisas, ainda, porque Deus não permite que ao homem tudo seja revelado por enquanto, porém, é certo que o “véu” se levanta ao nossos olhos, à medida que nos depuramos; mas, para compreender certas coisas, nos é necessário faculdades que ainda não possuímos. Ainda não temos inteligência suficiente para compreender a criação divina.

- ERRADA: Toda a criação de Deus surgiu com a grande explosão que os cientista já descobriram, conhecida como Big Bang. A partir desta explosão, surgiram as matérias que hoje dão origem aos mundos, planetas e aos corpos que habitam estes planetas, como é o caso do corpo humano.

Os espíritos continuam a serem criados?

- Sim, a criação dos espíritos é permanente. O que quer dizer que Deus jamais cessou de criar.

- ERRADA: Não. A criação dos espíritos aconteceu a bilhões de anos atrás, e ocorreu de uma só vez. Desde então, Deus parou de criar novos espíritos.
O espírito é imaterial?
- Imaterial não é o termo apropriado; incorpóreo, seria mais correto, pois sendo uma criação, o Espírito deve ser alguma coisa.
De qual matéria é composto o espírito?
- Matéria quintessenciada, que não conseguimos entender ou interpretar, é tão sutil e eterizada que não pode ser percebida pelos nossos sentidos. A palavra quintessenciada significa "o que há de principal, de mais alto grau, de essencial, de plenitude". Esta palavra (quinta-essência) surgiu entre os gregos para conceituar tudo aquilo que era constituído de matéria diferenciada daquela conhecida pelos seus quatro estados, água, terra, fogo e ar.
- Com todas as definições de matéria que existem, dadas de maneira clara e inequívoca, observamos que ainda se desconhece o significado real dessa palavra porque seus conceitos são essencialmente místicos-religiosos e não se consegue compreender como a matéria pode fazer parte do Espírito e dos fenômenos naturais que ele produz (sentimentos de alegria, tristeza, dor, prazer, etc).
Os Espíritos terão fim?
- Não. Os espíritos são eternos, isto é tudo que conseguimos entender.


Fixação:  Descobrindo o erro – 20’

Agora, cada grupo vai pegar a frase errada e explicar o que está errada nela.

Auxiliar a explicação, complementando as respostas dadas pelos grupos.

Prece Final – 2’


Próxima aula: Corpo, espírito e perispírito
Lembrar Campanha “Fome Não, Amor Sim”: Macarrão


Bibliografia:        

 76. Como podemos definir os Espíritos?
    — Podemos dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material.
Comentário de Kardec:  Nota. — A palavra Espírito é aqui empregada para designar os seres extra- corpóreos e não mais o elemento inteligente universal
 77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou não seriam mais do que emanações ou porções da Divindade, por essa razão chamados filhos de Deus?
 - Meu Deus! São sua obra, precisamente como acontece com um homem que faz uma maquina; esta é obra do homem e não ele mesmo. Sabes que o homem, quando faz uma coisa bela e útil, chama-a sua filha, sua criação Pois bem, dá-se o mesmo com Deus: nós somos seus filhos, porque somos sua obra.
 78. Os Espíritos tiveram princípio ou existem de toda a eternidade, como Deus? 
 - Se os espíritos não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus;  mas, pelo contrário, são sua criação, submetidos à sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, isso é incontestável; mas quando e como ele nos criou não o sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se com isso entendes que Deus, sendo eterno, deva ter criado sem cessar; mas quando e como cada um de nós foi feito, eu te repito, ninguém o sabe; isso é mistério.
 79. Uma vez que há dois elementos gerais do Universo: o inteligente e o material, poderíamos dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes são formados do material?
 — É evidente. Os Espíritos são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material; e a maneira dessa formação é que desconhecemos.
 80. A criação dos Espíritos é permanente ou verificou-se apenas na origem dos tempos?
 — E permanente, o que quer dizer que Deus jamais cessou de criar.
 81. Os Espíritos se formam espontaneamente ou procedem uns dos outros?
 — Deus os criou, como a todas as outras criaturas, pela sua vontade; mas repito ainda uma vez que a sua origem é um mistério.
 82. É certo dizer que os Espíritos são imateriais?
 — Como podemos definir uma coisa, quando não dispomos dos termos de comparação e usamos uma linguagem insuficiente? Um cego de nascença pode definir a luz? Imaterial não é o termo apropriado; incorpóreo, seria mais exalo; pois deves compreender que, sendo uma criação, o Espírito deve ser alguma coisa. É uma matéria quintessenciada, para a qual não dispondes de analogias, e tão eterizada que não pode ser percebida pêlos vossos sentidos.
 Comentário de Kadec: Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque a sua essência difere de tudo o que conhecemos pelo nome de matéria. Um povo de cegos não teria palavras para exprimir a luz e os seus efeitos. O cego de nascença julga ter todas as percepções pelo ouvido, o olfato. o paladar e o tato; não compreende as idéias que lhe seriam dadas pelo sentido que lhe falta. Da mesma maneira, no tocante à essência dos seres super-humanos. somos como verdadeiros cegos. Não podemos defini-los, a não ser por meio de comparações sempre imperfeitas ou por um esforço da imaginação(1)
 83. Os Espíritos terão fim? Compreende-se que o princípio de que eles emanam seja eterno, mas o que perguntamos é se a sua individualidade terá um termo, e se, num dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se desagregará e não retornará à massa de que saiu, como acontece com os corpos materiais. É difícil compreender que uma coisa que teve começo não tenha fim.
Há muitas coisas que não compreendeis porque a vossa inteligência é limitada; mas isso não é razão para as repelirdes. O filho não compreende tudo o que o pai compreende, nem o ignorante, tudo o que o sábio compreende. Nós te dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim; é tudo quanto podemos dize por enquanto.         
(1) –Os Espíritos revestidos de períspirto são o objeto desta referência. Sem o períspirito nada têm de material, como vemos na resposta ao item 79. (N. do T.)


Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 14522 – Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.

Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença, foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Veneza, Roma e Bolonha, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.

Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia , estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelângelo. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes, desde o euro até camisetas. Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até os dias de hoje; o número pequeno se deve às suas experiências constantes - e frequentemente desastrosas - com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica. Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de anotações - que contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos sobre a natureza da pintura - formam uma contribuição às futuras gerações de artistas que só pode ser rivalizada à de seu contemporâneo, Michelângelo.

Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído durante sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica.

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.



Francisco de Paula Cândido Xavier , mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Através de sua mediunidade, psicografou 468 livros , tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história mas sempre cedeu os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.

Chico Xavier vem recebendo grandes homenagens no Brasil e em outros países, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; Em 2000, foi eleito O "Mineiro do Século XX", em um concurso realizado pela Rede Globo Minas, recebendo 704.030 votos e em 2012 foi eleito o O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em concurso realizado pelo programa homônimo do SBT, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade."



Albert Einstein (Ulm - é uma cidade na Alemanha localizada no Estado federal alemão de Baden-Württemberg, situada a cerca de 100 km a sudeste de Estugarda - 14 de março de 1879 / Princeton, 18 de abril de 1955) foi um físico teórico alemão posteriormente radicado nos Estados Unidos, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia E = mc2 (que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo"), ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico". O último foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

No início de sua carreira, Einstein achava que a mecânica newtoniana não era mais suficiente para reconciliar as leis da mecânica clássica com as leis do campo eletromagnético. Isto levou ao desenvolvimento de sua teoria da relatividade especial. Ele percebeu, no entanto, que o princípio da relatividade também pode ser estendido para campos gravitacionais, e com a sua teoria da gravitação posterior, em 1916, ele publicou um artigo sobre a teoria da relatividade geral. Ele continuou a lidar com os problemas da mecânica estatística e teoria quântica, o que levou suas explicações da teoria das partículas e do movimento das moléculas. Ele também investigou as propriedades térmicas de luz, que lançou as bases da teoria do fóton de luz. Em 1917, Einstein aplicou a teoria da relatividade geral para modelar a estrutura do universo como um todo.

Ele estava visitando os Estados Unidos, quando Adolf Hitler chegou ao poder, em 1933, e não voltou para a Alemanha, onde tinha sido professor da Academia de Ciências de Berlim. Ele se estabeleceu nos Estados Unidos, onde naturalizou-se em 1940. Na véspera da Segunda Guerra Mundial, ele ajudou a alertar o presidente Franklin D. Roosevelt, que a Alemanha poderia estar desenvolvendo uma arma atômica, e recomendou aos Estados Unidos começar uma pesquisa semelhante, o que levou para o que se tornaria o Projeto Manhattan. Einstein foi em apoio de defender as forças aliadas, mas em grande parte denunciada usando a nova descoberta da fissão nuclear como uma arma. Mais tarde, com o filósofo britânico Bertrand Russell, Einstein assinou o Manifesto Russell-Einstein, que destacou o perigo de armas nucleares. Einstein foi afiliado ao Instituto de Estudos Avançados de Princeton até sua morte em 1955.

Einstein publicou mais de 300 trabalhos científicos, juntamente com mais de 150 obras não-científicas. Suas grandes conquistas intelectuais e originalidade fizeram a palavra "Einstein" sinônimo de gênio. 100 físicos renomados elegeram-no, em 1999, o mais memorável físico de todos os tempos.



A palavra quintessenciada significa "o que há de principal, de mais alto grau, de essencial, de plenitude". A palavra quinta-essência surgiu entre os gregos para conceituar tudo aquilo que era constituído de matéria diferenciada daquela conhecida pelos seus quatro estados, água, terra, fogo e ar. André Luiz, autor desencarnado, em seu livro Mecanismos da Mediunidade, psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, se manifesta: "Compreendemos assim, perfeitamente, que a matéria mental é o instrumento sutil da vontade, atuando nas formações da matéria física, gerando as motivações de prazer ou desgosto, alegria ou dor, otimismo ou desespero, que não se reduzem efetivamente a abstrações, por representarem turbilhões de força em que a alma cria os seus próprios estados de mentação indutiva". Com todas essas definições de matéria, dadas de maneira clara e inequívoca, observamos que a grande maioria dos dirigentes espíritas brasileiros ainda desconhece o significado real dessa palavra porque seus conceitos são ainda essencialmente místicos-religiosos e eles não conseguem compreender como a matéria pode fazer parte do Espírito e dos fenômenos naturais que ele produz.
Do ponto de vista da Física, matéria é a energia transportada pela luz, aprisionada pela força da gravidade. Essa conceituação decorre da famosa equação de Einstein, E=mc², que iguala a energia "E" ao produto da massa "m" que a contém pelo quadrado da velocidade da luz "c²". Os físicos observaram a validade dessa equação ao notarem que um par de partículas elementares de matéria elétron e pósitron (antimatéria do elétron) ao se chocarem se aniquilavam, produzindo energia eletromagnética de energia 1,02 MeV (milhões de elétrons-volt, uma das unidades com que se mede a energia) que corresponde a soma das energias intrínsecas do elétron e do pósitron (0,51 MeV do elétron + 0,51 MeV do pósitron = 1,02 MeV). Posteriormente, um outro fenômeno foi observado. Uma radiação eletro-magnética, na forma de raio gama, com energia de 1,02 MeV, acabava produzindo um par elétron-pósitron, cada qual com 0,51 MeV de energia. A partir daí os físicos começaram a se perguntar: como pode a luz ser aprisionada pela gravidade? A resposta veio dessa forma: se o campo gravitacional for suficientemente forte ele dobra o raio de luz, isto é, faz com que ele descreva trajetórias espiraladas, para dentro, de raio cada vez menor, até se transformar ou se condensar num dos diferentes tipos de famílias de partículas elementares de matéria. Adivinhe agora em que lugar a força da gravidade é extremamente forte para aprisionar um raio de luz. É num buraco negro...
Assim, como ensinaram corretamente os espíritos na questão 22 de O Livro dos Espíritos, a matéria existe em estados que a maioria das pessoas comuns desconhece e que os dirigentes espíritas negam, porque isso faria ruir o mundo espiritual sobrenatural deles.


A teoria do Big-Bang é compatível com os postulados filosóficos do Espiritismo?

WS - Sim, a teoria do Big-Bang é compatível com os postulados e princípios em que se assentam a doutrina espírita. Vamos lembrar que o princípio número um dessa doutrina define Deus como sendo "a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas". Além disso, é interessante ressaltar ainda duas questões de O Livro dos Espíritos, a saber:
Espíritos, P.19 - "Pelas investigações cientificas, não pode o homem penetrar alguns dos segredos da Natureza?"
Espíritos - "A ciência lhe foi dada para o seu adiantamento em todos os campos, mas ele não pode ultrapassar limites fixados por Deus.(...). Quanto mais é dado ao homem penetrar nesses mistérios, mais cresce a sua admiração pelo poder sobrenatural do Criador."
A Astrofísica atual toma como ponto de partida do Big-Bang, a "Grande Explosão" primordial que deu origem ao Universo, não o exato momento dessa explosão mas sim os 10-43 de segundo após a ela - o número 1 precedido de 43 zeros, ou seja, 0,00...(quarenta e três zeros) ...1. Nessa idade extremamente diminuta, o Universo já continha na sua estrutura tudo o que ele iria conter no futuro, os átomos, os planetas, os satélites, os cometas,as estrelas, as galáxias, as árvores, os cristais, os animais e o homem. Tudo isso contido numa esfera inimaginavelmente pequena: 10-33 de centímetro - novamente 0,00...(trinta e três zeros) ...1, ou seja, bilhões de bilhões de bilhões de vezes menor que o diâmetro do menor átomo conhecido, que é o hidrogênio, cujo valor é 10-13 centímetro - 0,00... (treze zeros) ...1.
Os físicos não conseguem ter idéia do que aconteceu no exato instante da criação do Universo, porque as equações que representam sua criação falham, nesse momento crítico, confirmando a predição da questão 19 de O Livro dos Espíritos de que a ciência do homem não consegue ultrapassar determinados limites fixados pela inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, pelo menos no estagio evolutivo da nossa Terra, considerada na nomenclatura espírita "mundo de expiação e provas", terceira categoria de um total de sete. As leis da física conseguem retroceder até 10-43 segundos após o Big-Bang e explicam, satisfatoriamente, tudo o que se passa a partir daí. Mas, esbarram então nessa limitação, chamada "Limite de Planck", em homenagem ao grande físico alemão, o primeiro a assinalar que a ciência era incapaz de explicar o comportamento dos átomos em condições onde a força da gravidade se torna extremamente elevada, tendendo ao infinito...
Entre os leigos é comum ouvir-se expressões dos tipos: o Big-Bang ocorreu realmente? O Big-Bang não passa de uma especulação teórica? Se o Big-Bang ocorreu por que não é aceito pela unanimidade dos físicos? Etc, etc.
Para a grande maioria dos astrofísicos atuais existem pelo menos três indícios principais que os levam a pensar na existência real do Big-Bang que são válidos. Em Física não existe unanimidade de pensamento pois é a divergência de se compreender os mecanismos dos fenômenos físicos que a levam a se constituir uma ciência de vanguarda, construindo novas teorias à medida que o grau de inteligência do ser humano cresce. O primeiro indício é a idade das estrelas: as estrelas mais antigas do Universo possuem idade de cerca de 12 a 15 bilhões de anos, compatíveis com a idade dele, estimada entre 15 e 20 bilhões de anos. O segundo argumento baseia-se na análise da luz proveniente das galáxias, mostrando que elas se afastam uma das outras com velocidade tanto mais elevada quanto mais distante elas estão, sugerindo que estiveram, outrora, reunidas numa região única do espaço, no seio de uma nuvem primordial de partículas elementares de matéria. O terceiro indício ocorreu em 1965, quando dois físicos detectaram experimentalmente, a existência, em todas as regiões do Universo, de uma radiação eletromagnética de baixa intensidade (na faixa de freqüência das microondas), análoga a emitida por um corpo em temperatura muito baixa, três graus acima do zero absoluto. Essa radiação eletromagnética uniforme, espalhada por todo o universo, é uma espécie de registro fóssil, o eco fantasmagórico dos fluxos de calor e de luz extremamente altos nos primeiros instantes da criação do Universo e que corresponde, por semelhança descritiva, ao "fiat luz" da Bíblia e da questão 38 de O Livro dos Espíritos: Evidentemente existem outros postulados ou princípios da doutrina espírita que são compatíveis com a teoria do Big-Bang e que passariam por longa narrativa.

Prof. Iris