Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

“Direitos e Deveres” - Juventude - 23/02/2013


Tema do mês: INTEGRAÇÃO NA CASA ESPÍRITA

Tema da aula: “Direitos e Deveres” - acordo com os evangelizandos   

Objetivo Formativo: Identificar a casa espírita como espaço sócio-cultural e religioso.
Objetivo Informativo: Identificar a casa espírita como espaço sócio-cultural e religioso.

Objetivo da aula: Acordo com os evangelizadores explorando os Direitos e Deveres de cada um durante nossas aulas da pré-mocidade.


Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: Vamos jogar? 15’
 Orientar sobre um jogo que não existe regras, portanto, não se sabe quais são os direitos e deveres (regras) para que o jogo funcione, mostrando a importância do tema da aula e o que aconteceria se não existessem direitos e deveres na vida social.

Jogo:neste jogo teremos um grupo de meninas e um grupo de meninos, levantem-se e sentem-se separadamente, formando os grupos.

As meninas representam a cor vermelha e receberam o objeto 1 e os meninos representam a cor azul e recebem o objeto 2 (neste momento, desenhar um símbolo no quadro para reresentar cada grupo, usando os pincéis nas respectivas cores dos grupos). Agora, podemos começar o jogo, valendo!

OBS: A sala perceberá que algo está faltando para começar o jogo, então espera-se a reação deles para instigá-los a dizer o que está faltando (Porque não começam? O que os impede de começar? O que precisam para jogar? Quem pode nos ajudar com uma regra para que esse jogo se inicie?). Assim que sugerirem algumas regras para o jogo, anotá-las no quadro (as sugestões das meninas na parte das meninas e a sguestão dos meninos, na parte destes). Interromper esta etapa e voltar para os alunos:

Agora, vamos ver quem concorda com esta regra, levante a mão (ler a primeira regra anotada), anotar a quantidade de votos ao lado da regra. Continuar com as próximas regras e mostrar qual foi a regra que mais obteve votos como a ganhadora. É provável que a única regra ganhadora não seja suficiente para formar o jogo, então, mostrar isso à sala e dar exemplos de outras regras que poderiam ser acrescidas para que o jogo funcionasse. 

Explicar que este foi um “exercício” de jogo e pedir à sala que façam a conclusão do que puderam aprender com este exercício: “sem regras, não há jogo”. As regras não são uma restrição da liberdade, mas sim uma maneira de assegurar o bom funcionamento de algo. Por exemplo: quem for jogar fotebol no exbox pela primeira vez deve conhecer e aceitar as regras do jogo, assim, pode ter a chance de ganhar o jogo ou, também, de perdê-lo. O importante é saber que através das regras e das pessoas, o jogo pode existir! Assim como, as regras da escola, como os horários de entrada, saída e hora do recreio, possibilitam que todos os alunos possam aprender as matérias que os professores estão ensinando, já que estes estarão dentro da sala de aula na hora certa e que todos possam comer na hora o recreio e se sentirem bem, sem passar fome... as regras, portanto, mantém a ordem na vida, nos jogos, etc.








Desenvolvimento:O que acontece com quem segue ou não os seus direitos e deveres? 15’

O objetivo desta história é permitir perceber que quanto mais se conhece e se segue os deveres e direitos na escola e na vida, mais liberdade para explorar, interagir, aprender e evoluir se tem, ao invés de ficar preso às consequências e correções a serem realizadas pela escolha de não ter seguido estes direitos e deveres.


Marina era uma menina de 12 anos que adorava estar com as amigas para trocar ideias, jogar video game, ficar no computador, dividir as alegrias, medos e angústias. Sua melhor amiga era a Rafaela, que também tinha 12 anos e entendia muito sobre matemática, ambas estudavam na mesma sala.

Marina morava em uma casa grande com sua mãe, pai e irmão mais novo, de 3 anos. Seu pai estava sempre fora de casa, pois viajava muito a trabalho e sua mãe acabava ficando muito tempo sozinha em casa, com seu irmão. Essa situação na casa de Marina fazia com que sua mãe precisasse muito de sua ajuda nas tarefas da casa, como ajudar a prepar a mesa para o jantar, lavar a louça, arrumar o quarto, tirar a toalha molhada de cima da cama, ajudar a dar banho no irmão mais novo e muitas outras tarefas que impediam Marina de ir para o computador ou estar com sua melhora amiga, Rafaela, sempre que quisesse.

Na escola, Marina tinha muita dificuldade em compreender os problemas de matemática que o professor explicava, mas sua amiga Rafaela a ajudava com os deveres de casa e estudo para as provas, já que era muito boa nisso.

Havia alguns meses que Marina andava diferente... não queria mais estudar matemática com Rafaela e estava sempre fugindo de sua mãe e discutindo com ela: - puxa mãe, estou sempre tendo que arrumar as coisas aqui em casa, além de ficar um tempão na escola, estudando, quando chego em casa, só trabalho! Nem consigo fazer minhas coisas, conversar com meus amigos no computador, ir à casa da Rafa... Queria trabalhar menos em casa e me diveirti mais!

Ouvindo suas queixas, a mãe de Marina lhe explicou que sua ajuda era fundamental para manter a casa em que moravam limpa, organizada e que seu esfoço com os estudos na escola eram muito importantes para sua evolução como ser humano, formação como cidadã, futura profissional e outros aspectos da vida. Disse ainda que sua ajuda em casa poderia ser revista, que poderiam combinar uma outra condição de ajuda em casa...

Quanto mais Marina se queixa em casa, menos tempo lhe sobrava para mexer no computador, ligar para as amigas e ir à casa de Rafaela, pois ela demorava muito tempo para ajudar sua mãe e quando tinha que fazê-lo, já estava com sono, precisando ir dormir... Enquanto isso, na escola, Marina estava tirando notas cada vez piores em matemática...

Em dezembro daquele ano, chegaram as tão esperadas férias da escola... Marina e Rafaela combinaram nos últimos dias de aula que iriam passar aquelas férias juntas, já que naquele ano, seus pais estavam sem dinheiro para viajar, então, aproveitariam para ir uma na casa da outra para se divertirem, tomar sorvete na sorveteria da rua, ir ao shopping, ao cinema e ao parque de diversões da cidade.

Entretanto, no último dia de aula, Marina soube que sua nota final de matemática foi 3, sendo que a média necessária para passar nesta matéria era 5. Ou seja, Marina tinha ficado de recuperação na escola e teria que passar parte de suas férias estudando para fazer novamente a prova final de matemática, e consequentemente, teria menos tempo ainda para passar com sua amiga. Além disso, ao chegar em casa, continuaria com a responsabilidade de ajudar sua mãe com as tarefas do lar, comprometendo ainda mais suas férias.

Após esses acontecimentos na vida de Marina, ela percebeu que quanto mais se esforçava para estudar matemática uma hora por dia, e se adiantar nas ajudas que fazia para sua mãe, mais tempo livre lhe restava para fazer o que quizésse com suas amigas. Então, certo dia Marina disse à sua amiga Rafaela: Ufa.... depois de tudo isso que passei nos últimos meses, acho que já fiz minha escolha e sinto que está tudo em ordem...
Fixação:  Exercitando os pensamentos e sentimentos 7`

ð  Nesta história, quais eram os direitos e deveres que Marina tinha?
Deveres: ela devia ajudar a prepar a mesa para o jantar, lavar a louça, arrumar o quarto, tirar a toalha molhada de cima da cama, ajudar a dar banho no irmão mais novo e muitas outras tarefas que impediam Marina de ir para o computador ou estar com sua melhora amiga, Rafaela, sempre que quisesse. Com os estudos seu dever era estudar matemática por mais tempo, já que tinha dificuldades com essa matéria.
Direitos: ela podia ir à casa da melhor amiga, ficar no computador, jogar, tomar sorvete, ir ao shopping, ir ao cinema e se divertir.

ð  Os deveres na casa de Marina eram fixos, impossíveis de serem modificados?
Os deveres continuariam os mesmos, mas a mãe de Marina disse que poderiam combinar outra maneira da Marina ajudar em casa, podendo melhorar a maneira como estes deveres seriam feitos...

ð  O que aconteceu com Marina quando começou a se queixar com sua mãe e parar de estudar matemática?
Menos tempo lhe sobrava para ficar no computador, ligar para as amigas e ir à casa de Rafaela, pois ela demorava muito tempo para começar a ajudar sua mãe e quando tinha que fazê-lo, já estava com sono, precisando ir dormir... Enquanto isso, na escola, Marina estava tirando notas cada vez menores em matemática e acabou repetindo nesta matéria, tendo que estudar nas férias. Ou seja, quanto mais Marina deixa de seguir seus direitos e deveres,acreditando que assim, teria mais tempo para fazer o que quizésse, menor era a liberdade dela para realmente fazer aquilo que queria.

ð  O que aconteceu com Marina quando se esforçava para estudar matemática uma hora por dia, e se adiantar nas ajudas que fazia para sua mãe?
Mais tempo livre lhe restava para fazer o que quizésse com suas amigas.       

ð  Qual foi a escolha que Marina fez depois de ter passado por tudo isso?

Reforços: A ordem é mantida por meio dos diereitos e deveres e quando a ordem existe, têm-se um sentimento de alívio, de paz, de possibilidades de fazer algo em conjunto... por isso dizemos “tudo ficará em ordem”

Existem tipos de comportamentos e atitudes que estão de acordo com a ordem e outros que a perturbam.

Quando a ordem é perdida, a liberdade também é.

Somente quando uma regra (ou a ausência de uma regra) está atrapalhando o funcionamento do jogo é que se pensa em mudá-la.

Trazendo essa realidade para a evangelização 8`

Assim como Marina tinha direitos e deveres em sua casa, aqui nas aulas, nós também temos nossos direitos e deveres, o que nos ajuda a manter a ordem durante as aulas e permite que vocês e nós também, possamos aprender um com o outro, possamos rever os amigos, tirar dúvidas, dividir nossos sentimentos...

Aqui nas aulas, pensamos em alguns direitos (apresentar power point):
- Divulgar os aniversariantes do trimestre
- Fazer doação de alimentos na CAMPANHA FOME NÃO, AMOR SIM (mostrar o cartaz e a caixa da campanha, avisar que no próximo mês será a doação de um pacote de arroz)
- Conhecer os temas das aulas com antecedência
- Aprender coisas legais sobre Jesus e as passagens do Evangelho
- Ter aulas dinâmicas e divertidas com filmes, desenho, brincadeiras, jogos, música, pintura
- Ter livros para estudar! Neste ano vamos fazer a leitura do livro “Brasil coração do Mundo, Pátria do Evangelho”
- Fazer peça de teatro
- Ter Muito AMOR, CARINHO, RESPEITO e AMIZADE entre nós
- Melhorar nossos hábitos e atitudes

E alguns dos deveres são:
- Respeitar os horários de começo e fim das aulas, chegando na hora certa:14h e terminando às 15h
- Fazer a prece no início e no fim das aulas, em silêncio
- Manter a lista de e-mails atualizada
- Respeitar o colega que está falando, ficando em silêncio enquanto o outro fala
- Levantar a mão quando quiser falar algo ou fazer perguntas
- Ter maior frequência nas aulas
- Deixar o celular no silencioso e não mexer nele durante a aula

Quais direitos e deveres além destes vocês sugerem para nossas aulas? (colocar as novas sugestões no quadro e avaliar a possibilidade de aplicá-las, dar um feedback na hora ou na próxima aula sobre as ideias que eles trouxerem).

Momento final 15´
Cada um irá receber um papel com um direito ou um dever que devemos seguir em nossas aulas.
Uma câmera posicionda de frente para a parede será colocada para gravar cada um lendo suas frases (inclusive as evangelizadoras, um por vez, este será nosso acordo. Ao final, entregamos à eles uma folha impressa com todos estes direitos e deveres, e fixamos na parede uma uma folha grande com o mesmo conteúdo entregue à eles. Avisaremos que na próxima aula, o vídeo editado será apresentado rapidamente à eles, aproveitando para reforçar o acordo!


Prece Final

Profa. Isis

Liberdade x Responsabilidade - Juventude - 09/02/2013


Tema Central: INTEGRAÇÃO NA CASA ESPÍRITA
Objetivo Formativo: Reconhecer a casa espírita como espaço de convivência e reflexão.
Objetivo Informativo: Identificar a casa espírita como espaço sócio-cultural e religioso.

Tema da aula: “Carnaval: Liberdade x Responsabilidade”                         Data: 09 Fev 13

Objetivo
Compreender o significado de diversão com responsabilidade e fundamental importância da sintonia.


Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: Vamos brincar de “stop” ? (10´).
Distribuir um papel e lápis para os alunos e ao falar cada palavra pedir para eles escreverem o 1º pensamento que vem à cabeça.
Liberdade, Diversão, Alegria, Respeito, Experiência, Lazer, Arrependimento, Impulso, Responsabilidade, Inspiração, Criatividade, Irracional, Amizade, Festa, Fantasia, Ansiedade

ð Montar um painel na lousa com o pensamento deles e discutirmos o resultado
    
Desenvolvimento: Momento musical. (30´) Ler juntos a letra e depois passar o vídeo da música.

Noite Dos Mascarados - Chico Buarque
Quem é você?
Adivinha se gosta de mim
Hoje os dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim
Quem é você?, diga logo
Que eu quero saber o seu jogo
Eu quero morrer no seu bloco
Eu quero me arder no seu fogo
Eu sou seresteiro, poeta e cantor
O meu tempo inteiro só zombo do amor
Eu tenho um pandeiro
Só quero um violão
Eu nado em dinheiro
Não tenho um tostão
Fui porta-estandarte, não sei mais dançar
Eu, modéstia à parte, nasci para sambar
Eu sou tão menina                                                                                                      
Meu tempo passou
Eu sou Colombina
Eu sou Pierrot
Mas é Carnaval, não me diga mais quem é você
Amanhã tudo volta ao normal
Deixa a festa acabar
Deixa o barco correr
Deixa o dia raiar
Hoje eu sou da maneira que você me quer
O que você pedir, eu lhe dou, seja você quem for, seja o que Deus quiser

Vamos filosofar ???
ð O que você entendeu nesta música ? Do que ela fala ?
ð Como as pessoas se comportam ?
ð O que mais te chamou atenção ?
ð Te lembra algo que ocorre ultimamente ?
        
Fixação:  Eu e o carnaval  (15´) : Diversão faz bem à saúde
Pedir pra eles fazerem uma reportagem para dar dicas sobre o que fazer no carnaval para se divertir com responsabilidade e saúde.

Prece Final