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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aula 2a. Revelação - Jesus - Aula Infantil - Alfabetizados - 21/04/2012

REVELAÇÕES
Objetivo Formativo: Reconhecer que as três revelações fazem parte da história da humanidade
Objetivo Informativo: Identificar a essência de cada uma das três revelações.

21/04/12 – 2ª Revelação: Jesus

Incentivação: Hoje falaremos sobre a 2ª Revalação: A vinda de Jesus na Terra. Mas antes, vamos recapitular a aula passada. 1ª Revelação: Moisés, viveu no Egito, há 1400 anos antes do nascimento de Cristo.Teve como objetivo principal, revelar ao povo daquela época, os dez mandamentos. Pois havia muita crueldade, injustiça, e ele veio assim, trazer a lei da justiça aos homens. Bem como revelar a unicidade de um único Deus. (5´a 10´)

Desenvolvimento: (15´a 20`) Passaram se muitos anos e a humanidade passavam mais uma vez, por situações difíceisl de intolerância, egoismo, falta de amor, foi então que Jesus veio a Terra para dar cumprimento a lei de Moises e desenvolvê-la as pessoas daquela época, de acordo com o grau de adiantamento dos homens. Reduzindo a esta única prescrição: "Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo", e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.
Mas, o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a que é vivida no reino dos céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus.
         Apesar dos ensinamentos contidos nos 10(dez) mandamentos que Moisés recebeu no Monte Horeb, a humanidade , com o passar do tempo, deles se esqueceu. Jesus, há muito mais de 2000 anos, quando estava na Espiritualidade, observando a dureza dos corações humanos, embrutecidos em seus sentimentos, resolveu Ele mesmo nascer entre os homens, se encarnar, vir à Terra, para vivenciar e exemplificar o AMOR, que é a chave do progresso e da evolução.         Chegou ele em família simples e pobre, nasceu em uma manjedoura, como a dizer que a humildade representa a chave das virtudes.
         Veio Ele a nos ensinar através de sua própria vida, de suas atitudes e de suas palavras, que eram ditas em praças públicas, ante as criaturas desregradas e infelizes. Em todas elas contida está o ensinamento maior: “Amai-vos uns aos outros”, e buscou Ele próprio, até o fim de sua permanência entre nós, viver amando, amando sempre a todos sem distinção.
         Chamou Ele gente simples, conhecidos como os Apóstolos, e em seus corações fez frutificar seu exemplo de Amor. Até o último momento viveu Jesus ensinando amor, perdoando àqueles que o condenaram.
         Jesus foi, então, a Segunda Revelação, na qual nos deixou como mandamento 02 aspectos que são os mais importantes:
 1o. Amar a Deus, sobre todas as coisas;
2o. Amar ao próximo, como a si mesmo.
         Assim, a Lei de Amor instaurada foi para que aprendêssemos e amolecêssemos nossos corações, a fim de que vivenciássemos a fraternidade , a irmandade entre os homens, sem distinção.
         Retornando Jesus à vida na Espiritualidade, os Apóstolos , que sempre tiveram enorme paixão pelo bem em suas almas e com o exemplo, ensinamento e vivência de Jesus, buscaram viver e divulgar esse ensinamento recebido criando A Casa do Caminho, onde velhos e crianças, jovens e adultos, viúvas e pobres, doentes de toda espécie eram acolhidos e tratados com amor.
Fixação: Caça-palavras Moises e Jesus (Os ensinamentos sobre Deus)

Monica

Aula Jesus Governador da Terra - Aula Infantil - alfabetizados -31/03/2012


MARÇO: DEUS X CRIAÇÃO                                                                   
Objetivo Formativo: Reconhecer que o poder e a misericórdia de Deus, atua no mundo e em cada um de nós.
Objetivo Informativo: Reconhecer que o planeta Terra não é o único planeta habitado.
JESUS - GOVERNADOR DO PLANETA TERRA        
Retomar um pouco sobre os temas das aulas anteriores deste mês. Falamos de Deus e seus atributos, pluralidade dos mundos, sabedoria Divina, origem e formação dos mundos e hoje falaremos sobre Jesus como nosso governador do planeta Terra. (5´)- aquecimento
Incentivação: Em abril, falaremos das 3 revelações, hoje vamos focar sobre Jesus. Para vcs como Jesus ficou mais conhecido? Por seus milagres? Poder de cura? Ensinamentos através de parábolas? Por seus exemplos? Jesus ficou conhecido por todas estas coisas. (5´)
Desenvolvimento:  (ler p.225 LE)
Jesus foi o espírito mais evoluído e virtuoso do nosso planeta. Foi um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens. Era um espírito puro.  Segundo os ensinamentos e os exemplos de Jesus, a religião deve estar presente e influir nos atos da vida comum, o que leva o Homem a c oncluir que todos os momentos da vida são sagrados, todos os lugares são sagrados, de vez que Deus está em todos os momentos em todos os lugares.
O s exemplos de Jesus nesse sentido são profundamente marcantes, pois orava, meditava, ensinava, amparava, curava, fazia o bem, enfim, praticava o bem, onde quer que estivesse, a qualquer hora do dia ou da noite, exatamente para demonstrar que o bem deve ser praticado em
todos os momentos da vida, e que a casa de Deus não é apenas o templo religioso, mas sim o Universo inteiro.

Segundo nossa crença espírita. Jesus é a figura do Pai justo, paciente, misericordioso, em contraposição à figura colérica, vingativa e cheia de preferências pessoais que os judeus cultuavam. Jesus mostrou também que Deus não é aquele soberano. Jesus ensinou que podemos buscar em Deus o amparo necessário à execução de nossas tarefas, mas que o esforço é individual e que ninguém progride com o esforço alheio. Ou seja, nosso progresso evolutivo, seja pessoal, moral, espiritual, depende de nós mesmos. Sabemos distinguir o bem do mal, sabemos qdo fazemos as coisas certas ou não.
Jesus nos ensinava através de parábolas, sobre valores como perdão, amor ao próximo, a Deus, a si mesmo, igualdade entre as pessoas, humildade...

Como Jesus podia curar os enfermos, doentes, paralíticos, cegos?
Por ser um espírito extremamente evoluído, emanava fluidos que lhe conferia imensa força magnética, juntamente com o imenso desejo de fazer o bem. Não era considerado um médium, pois um médium é um intermediário, um instrumento que se servem os espíritos desencarnados. Jesus, agia por si mesmo, em virtude do seu poder pessoal. Mas as curas só eram possíveis quando aquele necessitado tinha fé em Deus. (15´a 20´) – (ler p. GE p. 315)

Fixação: Contar a parábola do bom samaritano. Depois organizar dois grupos e pedir as crianças que representem a parábola de acordo com o Evangelho. Personagens: samaritano, Mestre Jesus, assaltantes, levita, sacerdote.


 monica

Aula Origem e Formação dos Mundos - Aula Infantil - Alfabetizados - 03/03/2012


Evangelização Infanto-Juvenil: mês de março: DEUS x CRIAÇÃO
Objetivo Formativo: Reconhecer que o poder e a misericórdia de Deus, atua no mundo e em cada um de nós
Objetivo Informativo: Reconhecer que o planeta Terra não é o único planeta habitado.

03/03 – Origem e Formação dos Mundos
Antes de começar a aula, retomar um pouquinho a aula passada, sobre o jogo “liga ponto”, o por quê deles terem jogado e repassar os combinados dos direitos e deveres (está em anexo).
Este mês (março) falaremos sobre DEUS x CRIAÇÃO
Incentivação: Dividir as crianças em dois grupos e cada vez que vc terminar a frase, um representante de cada grupo, deverá levantar a mão e quem for primeiro deverá responder, se a resposta estiver correta, marcar numa folha de papel um ponto para aquele grupo. Conforme eles vão jogando, ir comentando, corrigindo, ou mesmo parabenizando qdo acertarem as respostas.
1.       O universo corresponde aos mundos que vemos, aos seres animados e inanimados. (  F  )
Explicar que o universo vai muito além disso, corresponde a infinidade dos mundos que vemos e não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros e fluidos que o preenchem.
2.       O universo foi criado por si só.  (  F  )
O universo é obra de Deus.
3.       Os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada no universo.  (  V  )
4.       Um mundo pode desaparecer.  (  V  )
Sim, Deus renova os mundos, assim como renova os seres vivos.
5.       Todos os globos que circulam no espaço são habitados.  (  V  )
Sim, o homem está longe de ser o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final da Providência.
6.       Os corpos físicos são iguais em todos os mundos.  (  F  )
Não, na imensidade do universo, existem várias formas de vida e estão espalhadas em muitas categorias, de acordo com sua evolução.
Desenvolvimento: explicar às crianças que Deus criou todo o Universo, tudo que o contém, o universo não poderia ser criado por si e sim pela vontade de Deus. Os cometas seriam um começo de condensação da matéria espalhada no universo. Os mundos (planetas) são renovados assim como nós seres humanos e seres vivos, também. A doutrina espirita nos ensina que todos os globos do universo são habitados, apesar da não comprovação de cunho oficial. Mas hoje a ciência já admite a possibilidade de outros sistemas com vida semelhante à nossa. Há vários mundos em diferentes estágios de evolução, bem como seus habitantes. Há os que estão em condições físicas e moralmente inferiores aos da Terra, uns no mesmo grau evolutivo e outros são mais elevados sobre todos os aspectos.
Fixação: Após o desenvolvimento checar se eles entenderam. Sugestão: entregar uma folha para cada dupla e pedir para eles escreverem o que puderam entender sobre a aula de formação dos mundos, algumas perguntinhas podem ajudá-los como por ex. Quem criou o universo? Quem habita o universo? Só há vida na Terra? Todos os habitantes estão no mesmo grau evolutivo? Qual a finalidade dos seres que habitam o universo?
Bibliografia: Livro dos Espiritos Cap.III Criação

Monica

Aula Higiene Física e Espiritual - Aula Infantil - alfabetizados - 06/09/2008


Evangelização Infantil – 06/09/08 Higiene Física e Espiritual

Objetivo: Conscientizar que somos responsáveis pelo cuidado do nosso corpo físico e nosso espírito (pensamentos)
INCENTIVAÇÃO: Desenhar ou esticar uma linha no chão e imitar um equilibrista andando com os braços abertos. Perguntar para a classe o que isso significa e o que é necessário para que o equilibrista não perca o equilíbrio
Assim acontece conosco em nosso dia a dia. Para que consigamos nos manter em equilíbrio, precisamos ter: autocontrole, estabilidade mental e emocional, relações sociais saudáveis, boa saúde, etc, alimentação saudável e regrada dentro das possibilidades de cada pessoa. Um outro cuidado, também muito importante, é a manutenção da higiene.
DESENVOLVIMENTO: E o que é Higiene? Higiene é a parte da Medicina que estuda os meios próprios para conservar a saúde, a fim de permitir o funcionamento normal do organismo, bem como estabelecer a harmonia das relações entre o Homem e o ambiente tentando eliminar as influências nocivas que esse ambiente possa ter sobre o ser humano. Assim sendo, são importantes os seguintes aspectos: higiene da habitação, higiene corporal, higiene alimentar e profilaxia das doenças contagiosas (através do uso de vacinas).
A higiene mental implica na elevação do pensamento e por isso todo aquele que se alimenta mentalmente de imagens e propósitos saudáveis, equilibrados e bons, atrairá para si afinidades nesse sentido e conseqüentemente se sentirá bem.

Devemos cuidar dos pensamentos que cultivamos, porque tudo na vida é uma questão de sintonia. Podemos atrair para junto de nós Espíritos infelizes, obstinados no mal, levianos, etc., a depender da nossa sintonia mental. Devemos cuidar também de reciclar nossa mente, para evitarmos idéias fixas, que, às vezes, nos deprimem.

Como podemos cuidar do nosso corpo físico?
Em primeiro lugar devemos nos amar, agradecer a Deus por sermos perfeitos e inteligentes.
Deus nos criou perfeitos e cabe a nós cuidarmos de nosso corpo físico que é ele o instrumento para nós evoluirmos aqui na Terra. É através dele que podemos progredir, aprender nos melhorar. O espiritio precisa do corpo assim como o corpo do espírito aqui na Terra.
O que vcs fazem para manter a higiene física?
Bom, começamos com os cuidados básicos, qdo somos ainda bebes, nossas mães cuidam de nós com muito carinho, nos dão banho, comida, nos fazem dormir, se temos alguma doença, nossos pais cuidam da gente, nos leva ao médico se necessário, ao dentista, etc...OK e quando já temos uns quatro, cinco seis anos? A gente já pode começar a se virar sozinhos, não é mesmo?
Tomamos banho, escovamos os dentes, penteamos o cabelo, lavamos as mãos, se adoecemos ainda precisamos dos nossos pais para orientarmos quanto ao remédio certo que devemos tomar. Se estamos gripados, por ex. o q devemos e não devemos fazer? Devemos nos agasalhar se está frio, não devemos sair na chuva, abusar do gelado.
O que mais pode afetar nossa saúde física?
Por exemplo, o stress, a correria do dia a dia, hj em dia muitos de vcs têm uma variedade de atividades e às vezes pode ser prejudicial a nossa saúde Tb. A ansiedade, quem é ansioso aqui? Como podemos lidar com a ansiedade? Tentando nos equilibrar devemos nos preparar é claro, por ex. para uma prova difícil na escola, mas devemos controlar nossa ansiedade pensando que tudo vai dar certo e acreditarmos em nós e em Deus Tb. Assim não adoecemos.

Devemos só nos preocupar com nossa saúde física?
Não. Além de todos os cuidados com o nosso corpo, higiene física devemos prestar muita atenção Tb aos nossos pensamentos que é essencial para sermos saudáveis tanto física como espiritualmente. Devemos pensar em coisas boas, assim atrairemos coisas boas para nossa vida. Pensar q somos capazes de realizar alguma tarefa, seja em casa, na escola, futuramente no trabalho de vocês. Pensar que Deus é todo bem e que nos proteje e nos guia, nos orientando a seguir o melhor caminho, mas que só vamos ouvir se estivermos sintonizados com a espiritualidade amiga que ajuda-nos a progredir. Claro que muitas de nossas ações dependem muito de nós mesmos e qto mais virtudes conseguirmos conquistar mais fácil será de nos sintonizar com o bem. O que podemos pensar então para nos sintonizar em pensamentos bons? Fazermos o bem, caridade ou seja, tratar nosso próximo bem como irmãos, sermos pacientes, tolerantes, ajudarmos alguém que precise de uma palavra amiga, um sorriso, não sermos egoístas, ter Fé em Deus, em sua vontade, justiça e sabedoria, sermos gratos a Deus por tudo de bom que recebemos todos os dias, respeitar as outras pessoas, não sermos orgulhosos, evitar sentimentos de inveja, raiva, vingança. Saber perdoar do fundo do coração aqueles que nos ofenderam e prejudicaram, sermos indulgentes com os outros pois também somos humanos e também erramos e queremos que os outros nos perdoe qdo faltamos com o próximo. Sermos humildes e procurar fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que eles nos fizessem.
Assim estaremos mantendo nosso padrão vibratório sempre elevado, é claro que às vezes falhamos e qdo isso acontecer devemos tentar não cometer mais estas falhas e seguir em frente confiante e alegres por sermos perfeitos e inteligentes, por termos uma família que nos ama e quer nosso bem, por termos amigos. Enfim qto mais agradecemos e ajudamos ao próximo, mas somos ajudados sem percebermos.

Os bons pensamentos nos fazem mais felizes;
Quando fazemos alguma coisa obedecendo a um mau pensamento, depois nos sentimos infelizes, aborrecidos;
A “voz da consciência” nos “fala” quando estamos errados e quando estamos certos.
O “eu-luz” brilha muito quando temos bons pensamentos.
Exemplos de bons e maus pensamentos.

Agradecer um presente
• Chutar o gatinho
• Pedir licença
• Dizer uma mentira
• Tirar o lápis do colega
• Ajudar o colega
• Prestar atenção a quem fala
• Obedecer a mamãe
• Deixar os brinquedos desarrumados
• Ser gentil com  as pessoas

FIXAÇÃO:

Hoje vamos fazer duas brincadeiras. A primeira é mímica. Só lembrando quais os cuidados que devemos ter com nosso corpo físico?
Escovar os dentes, tomar banho, nos alimentarmos adequadamente, fazermos exercícios (tanto físicos como ginástica, esportes, caminhadas, etc...) qto lições de casa, prestarmos atenção às aulas, estamos trabalhando o desenvolvimento do raciocínio, nosso cérebro).

E a higiene mental?
Termos bons pensamentos, como ser uma pessoa otimista, alegre, de bem com a vida, sincera, que procura sempre fazer o bem, ser paciente, tolerante, caridosa, enfim que ama a Deus e ao próximo e acredita em Deus.

Escrever em tiras de papel estas ações e entregar para um representante do grupo para fazer a mímica. O grupo que advinhar marcará um ponto, e terá a oportunidade de pegar outra ação e assim por diante.

ESCOVAR OS DENTES    LAVAR O ROSTO    LAVAR AS MAOS           

TOMAR BANHO       PASSAR FIO DENTAL        FAZER EXERCICIOS  

SE ALIMENTAR DE FORMA BALANCEADA

RESPEITAR O PROXIMO                    SER GENTIL E EDUCADO
 
NÃO JULGAR O PROXIMO           NÃO SER EGOISTA

NÃO BRIGAR COM O OUTRO        NÃO TER INVEJA 
AGRADECER UM PRESENTE       ARRUMAR O QUARTO

AJUDAR O COLEGA COM A LIÇAO  


 Monica

Aula Amizade - Infantil - alfabetizados


Evangelização – (9 a 11 anos) – Tema: Amizade
Objetivo formativo: Desenvolver o sentimento de solidariedade
Objevtivo informativo: Reconhecer a importância de aceitar o jeito de cada um

Começar a aula se apresentando e apresentando as evangelizadores e pedir para cada um dizer seu nome e se é a 1ª vez aqui ou não.

Explicar bem rapidinho sobre as aulas que são aos sábados das 2 a 3h e que as salas são dividas por idade a nossa de 9 a 11 anos e que cada mês falamos de um tema diferente, hoje por exemplo falaremos sobre amizade.
Incentivação: Colocar na lousa:
            Pedir as crianças que se reúnam em pares ou trios e perguntar a elas:
·        ·        Qual é o seu nome? ·        ·        Quantos anos você tem? ·        ·        Onde você mora? ·        ·        Onde você estuda? ·        ·        O que você gosta de fazer? / De que você gosta de brincar? Dar uns 3 minutos e pedir para um amigo falar sobre o outro.Gancho: E aí? Gostaram de fazer novos amigos? Pois é! É sobre isso que falaremos hoje! (Colar o cartaz “Amigos”).
Bom agora vamos brincar um pouquinho. Vcs já brincaram de mímica?
Então eu e a tia... vamos simular uma situação e vcs vão se dividir em 2 grupos. O objetivo da brincadeira é advinhar a situação, mas não podemos falar nada, OK?
Eu e ... simulamos uma situação onde eu ignoro minha colega e não quero q ela faça parte da brincadeira.
Quem advinhar faz a outra mímica. Ficar de mau com o amigo só pq ele não fez o q vc pediu.
Ser egoísta, não oferecer o chocolate q vc está comendo.
Ajudar o amigo a fazer a lição de casa.
Chamar um colega novo para fazer parte da brincadeira.
Desenvolvimento: Refletir. Quais foram as atitudes de um amigo? E quais as q não foram?
Em pares de novo perguntar as crianças: O que é ser amigo para vc?
Quais as atitudes para fazer novos amigos e conservar essa amizade?
Como podemos lidar com as diferenças de nossos amigos?
Colocar na lousa, ATITUDES DE UM BOM AMIGO  ...
Explicar as crianças que é muito importante ter amigos e ser amigo. O verdadeiro amigo é aquele que nós podemos contar tanto nas horas boas quanto nas horas difícies, sabemos que ele está lá e podemos confiar nele. Nós por outro lado também temos que fazer a nossa parte, ou seja quando ele nós procurar saber ouví-los compartilhar suas alegrias e as vezes momentos tristes ou difícies tb, e respeitar as diferenças, saber perdoar por algo que nos fizeram e não nos agradou mas que estão arrependidos e valorizam a nossa amizade, e também devemos reconhecer quando não fomos muito legais c eles pois nós tb temos nossas imperfeições e é preciso trabalhar para nos melhorarmos tb.
Ter em mente que é muito gostoso ter alguém para dividir nossas alegrias, ou momentos menos felizesSaber respeitar as diferenças sejam físicas, de idéias, de nível social, cultural etc...
Saber q as diferenças fazem parte do nosso progresso ou seja trabalhamos com nossa paciência, indulgência, capacidade de desenvolver nosso amor àqueles mais difícies p nós e o perdão
Saber respeitar a opinião do meu colega
Saber perdoar e ser perdoado
Saber trabalhar em equipe
Tentar ajudar o próximo, seja meu colega de classe, meu vizinho, amigo, irmão, pai, mãe, prof. Etc... naquilo q estiver ao meu alcance, por ex. Sendo gentil, educado, oferecer a sua ajuda, ou mesmo dizendo uma palavra de incentivo, carinho ou amor.Ajudando os pais em casa colaborando com as tarefas de casa tb é uma atitude de amigo
Não rejeitar ou excluir um colega ao contrário tentar sempre incluí-lo no grupo interagindo c ele
Não fazer ao próximo aquilo que eu não gostaria q fizessem p mim.
Enfim quando temos amigos somos mais felizes, mais alegres pois aprendemos muito c eles e com certeza eles aprendem muito conosco. Desenvolvemos nossas capacidades de amar, respeitar, perdoar, colaborar e confiar mais no próximo.
Não esqueçamos do mandamento de Deus:
“ Amai a Deus e ao próximo como a si mesmo”.
Fixação: contar a estória sobre perdão do livro PAI NOSSO.



 Monica




Aula Evangelho no Lar - Infantil - alfabetizados - 31/05/2008


31 de maio de 2008.
Tema do mês: Família  Aula de hoje: Evangelho no lar

Objetivos
Formativo: Conscientizar-se de que a família é fonte de equilíbrio moral e social para a coletividade
Informativo: Reconhecer que a formação da família cumpre determinação divina.

Revisar a aulas anteriores falando sobre planejamento familiar, Maria (mãe de Jesus), colaboração no lar, o que devemos fazer para vivermos melhor em família o que não devemos fazer e hoje falaremos sobre o Evangelho no lar.

Antes de começarmos vamos falar de festa de aniversario?
Qdo eu vou fazer uma festa o que eu preciso fazer primeiro?
Um convite certo? Convidar meus amigos, pessoas do meu convívio, familiares, etc... OK. Como posso fazer isso? Através de um convite, o que precisa ter neste convite? Motivo da festa; Festa CARS. Local, o dia, o horário. Vcs já fizeram alguma festa onde tiveram que fazer um convite? Como foi? Dar uns minutinhos p eles falarem.

Muito bem, mas o que tem isso a ver com a nossa aula de hj? Evangelho no lar?
1.Quem aqui faz o evangelho no lar?
2.O que é necessário?
Precisamos marcar um dia certo, o horário e local também!
Qual é o objetivo maior? Antes de mais nada o de reunir a família em torno dos ensinamentos de Jesus, à luz do espiritismo e sob a assistência dos amigos espirituais.
A família se reúne sempre no mesmo dia e horário, de preferência escolher um horário que todos estejam em casa, respeitando a constância e o horário determinado, e colocar uma jarra de água para ser bebida após o termino do evangelho.
3. Como é feito o evangelho?
Geralmente é feito uma leitura inicial sem a necessidade de comentários, para harmonizar o ambiente e facilitar a compreensão do evangelho, que pode ser feito de obras como: fonte viva, pão nosso, e outros.
Logo após é feito a prece inicial e tem como objetivo:
Pedir amparo a Deus para o lar onde o Evangelho está sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos; para os enfermos, do corpo e da alma; para a paz na Terra; para os trabalhadores do Bem e etc.
A prece, também tem o objetivo de ligar o ser humano à espiritualidade.
Logo depois inicia-se o Evangelho que pode ser feito de duas maneiras:
De forma seqüencial indo de um capitulo ao seguinte a assim por diante ou abrir ao acaso. Uma parte é lida em voz alta e comentada pelos participantes procurando levar a luz dos ensinamentos de Jesus a nossa vida diária, procurando colocar em pratica primeiramente em nosso lar, com os nossos familiares, e a todos aqueles que fazem parte de nossa vida.
Depois de comentado e entendido é feita a prece final de agradecimento pelas bênçãos e ensinamentos recebidas.
Não deve ser muito extenso até no máximo 1 hora.

4. O que não devemos fazer?
Não devemos deixar radio, TV ligados, interromper ou deixar de fazer a realização do Culto do Evangelho no Lar qdo receber visitas inesperadas. Deverá ser esclarecido o assunto com delicadeza e franqueza, convidando-se o visitante a participar do Culto.

Fixação I
Antes de fazermos o evangelho no lar, quais os principais objetivos?
- levar os ensinamentos de Jesus para a família;
- rezar em conjunto
- estudo sobre a doutrina
- harmonização do ambiente
- higienizacao do ambiente
- melhoria da sintonia vibratória
- esclarecimento e proteção
- fortalecimento espiritual
- abrir as portas do lar para receber espíritos amigos, (contato mais profundo c a espiritualidade)

Fixação II
Fazer o evangelho com as crianças.

Monica

Aula Eu, escultor de mim mesmo - Aula Infantil - alfabetizados - 05/04/2008


TEMA DO MÊS: AUTOCONHECIMENTO

TEMA DA AULA (05/04/08)  EU COMO ESCULTOR DE MIM MESMO

Objetivo: Chamar a atenção para seu próprio conhecimento identificando imperfeições enquanto seres humanos e procurar melhora-las dentro do que nos é possível.

Começar falando sobre o que vimos no mês anterior que foi sobre o mundo espiritual. Falamos da origem dos espíritos, sobre corpo, espírito e perispírito, reencarnação, ressurreição, relação de simpatia e antipatia dos espíritos.
Neste mês vamos falar sobre auto-conhecimento. O que podemos fazer para nos melhorar e conviver melhor com nossos semelhantes.

Antes de introduzir o tema levar uma caixa e pedir para eles adivinharam o que há lá dentro que tenha a ver com a aula de hj. Um espelho. Pq? Ele reflete nós mesmos. Precisamos então nos conhecer, nos amar e sempre que possível tentarmos nos melhorar. Por isso este mês vamos valar sobre nosso auto-conhecimento. (2´)                  

Dinâmica – Batata Quente – (5´a 8´)

Vamos brincar de batata quente? Qdo parar a bola vcs vão me dizer: uma coisa que vcs adoram/gostam muito de fazer ou não, ou uma coisa que vcs tem q fazer em casa e ou na escola ou uma coisa q vcs querem ou precisam melhorar seja na personalidade ou em casa ou com os amigos. OK?

Mostrar as crianças que elas agora conhecem um pouquinho mais sobre os amigos. Dizendo sobre elas mesmas.

Depois fazer um brainstorm das coisas que nós precisamos ou queremos ser melhores, mas ainda temos que trabalhar em cima disso.
Por exemplo: tenho comido muita besteira e quero me alimentar de forma mais saudável, comer frutas, legumes, saladas... De quem isso depende? Quero ser um ótimo aluno e tirar só notas boas. Será q eu consigo? Vou fazer um pensamento positivo mas não vou precisar me esforçar nem um pouquinho ... Será q vai dar certo?
Escrever na lousa:
O que preciso melhorar                           e o que eu posso fazer                  ( 10´- 15´)
sou impaciente no transito e as vezes     vou tentar contar até 10 e não perder a calma
com algumas pessoas
ser mais compreensiva                            procurar entender mais o outro me colocando no             
                                                               seu lugar
E vcs o q gostariam de ser melhores? (Deixa-los pensar uns minutinhos e depois discutir em grupo)

Ser mais compreensivo, mais amigo, menos egoísta, menos orgulhoso, mais humilde, (reconhecer qdo está errado), pedir desculpas qdo erramos, indulgentes com as faltas dos outros, mais responsáveis, mais esforçados,  mais tolerante, mais prestativo, mais carinhoso, mais otimista, mais confiante,  mais amoroso...
Mas como poderei atingir esses objetivos? Será q eles caem do céu?
Não, claro q não. Muitas coisas que almejamos dependem muito de nós. Do nosso esforço e acreditarmos que podemos chegar lá, tendo fé em Deus que ele sim é o criador de todas as coisas e por acaso se não conseguirmos o que queremos em certas ocasiões é pq DEUS sabe o q é melhor para nós.
Mostrar as crianças que somos responsáveis pelos nos os atos. Se tratamos o próximo com amor, carinho e respeito muito provavelmente receberemos o mesmo tratamento. E se por acaso não formos respeitados devemos trabalhar nossa paciência e procurar conversar com a pessoa q nos maltratou ou nos desrespeitou e saber o que aconteceu. Pode ser q está pessoa estava numa fase difícil e acabou explodindo com a gente. Tentar entender o outro e se colocar no seu lugar também é um ato de amor e empatia o qual todos nos precisamos aprender e praticar.

E lembra-los de que todos nós somos filhos de Deus e que se cometemos alguma(s) falta(s) Deus é tão misericordioso que se nos arrependermos de coração e procurarmos não cometer a mesma falta, seremos perdoados. Todos temos o nosso valor e devemos ser gratos pela nossa vida, por sermos perfeitos, saudáveis, inteligentes e termos uma família, amigos, podermos ir a escola. Sempre agradecer a Deus pelas coisas boas em nossa vida!

Contar a estória do limão insatisfeito.      (5´)

O LIMÃO INSATISFEITO

Fig.1- Num mesmo pomar viviam lado a lado um pé de limão galego e um pé de tangerina.
O pé de tangerina estava sempre com crianças à sua volta.
Era depois da brincadeira...
Era na volta da escola...
Era depois do jantar...
As crianças deliciavam-se com as gostosas tangerinas.

Fig.2- Um limão galego do pé de limão vizinho olhava aquilo muito aborrecido.
Ninguém queria saber dele.
Nenhuma criança o olhava com alegria, como faziam com a tangerina.
Também... os limões eram tão azedos!
E eles iam ficando esquecidos no seu pé até ficarem velhos... ou até quando a cozinheira se lembrava deles para temperar a carne ou a salada.
Mas aquele limão galego não aceitava viver assim. Tudo que ele queria era ser doce como uma tangerina.
Aconteceu que, num dia de temporal o vento o arrancou do limoeiro e ele caiu... num galho do pé de tangerina.
Meio assustado, o limão galego viu que estava bem ao lado de uma tangerina bem gordinha.

Fig.3- Ficou feliz! Agora, naquele pé, poderia passar por uma tangerina e seria admirado por todos.
O limão ajeitou-se da melhor forma que pode, bem junto a uma folhinha e ali ficou com ares de tangerina.

Fig.4- Dias depois, o limão foi colhido junto com as tangerinas pela dona da casa e colocado numa linda fruteira em cima da mesa da sala de jantar.
E no meio das tangerinas, ninguém desconfiava que ele era um limão galego.

Fig.5- Naquela noite, depois de ter sido provado pela caçulinha da casa, o limão galego acabou na lata do lixo, misturado a restos de comida e pó de café.
E assim acabou a vida do limão que não se aceitava, sem ao menos saber do seu grande valor: o de curar muitas doenças.

(APOSTILA LAR FABIANO DE CRISTO)
 Dividir a sala em dois grupos e fazer essas perguntas. (5´)
Por que o limão galego não estava satisfeito?
– O que ele queria ser?
– Como foi parar no pé de tangerina?
– O limão virou tangerina de verdade?
– Por que ele foi parar no lixo?
– A gente deve fingir ser o que não é?
– É importante cada um gostar de si mesmo?

Se der tempo escrever estas palavras que descrevam uma pessoa com atitude positiva e ou uma pessoa negativa tais como:

EQUIPE POSITIVO
                 
ALEGRIA               AMIZADE               COMPANHEIRISMO                    AJUDA       OTIMISMO              CARIDADE  FÉ      INTELIGÊNCIA          ESFORÇO


EQUIPE NEGATIVO

DESÂNIMO            TRISTEZA              SOLIDÃO               EGOÍSMO
PREGUIÇA             DOENÇA     

 




 Monica

Aula Atributos da Divindade - Aula Infantil - Alfabetizados - 10/03/2012


Tema do Mês: Deus x Criação

MARÇO 10/3
Objetivo Formativo: Reconhecer que o poder e a misericórdia de Deus, atua no mundo e em cada um de nós
Objetivo Informativo: Reconhecer que o planeta Terra não é o único planeta habitado.
ATRIBUTOS DA DIVINDADE

Levar os combinados e ler com eles os direitos e deveres.( 5´)

Revisão (aula passada- origem e formação dos mundos) (5´)

Quem criou o universo? Deus. 
Quem habita o universo? Seres vivos animados e inanimados. 
Só há vida na Terra? Não. Há vidas em todos os mundos
Todos os habitantes estão no mesmo grau evolutivo? Não. Há muitos mundos em diferentes graus evolutivos, assim como seus habitantes.  
Qual a finalidade dos seres que habitam o universo? Evoluir, chegar a perfeição.

Incentivação: Forca com a palavra (qualidade) 9 letras (10´)
Qual é o sinônimo da palavra ATRIBUTOS? 
Perguntar às crianças: Qual é o atributo que vc mais aprecia em si? Que atributos você gosta em seus pais? Pedir para conversar com o colega do lado.
Comentar que embora sejamos ainda imperfeitos possuímos atributos que vem em nosso beneficio e do próximo. DEUS possui todos os atributos que temos condições de conhecer.

Desenvolvimento:  (15´) Antes de entrar nos atributos, dar a definição de Deus. 
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Deus é infinito em suas perfeições. Para crermos em Deus, basta olharmos nas obras de sua criação, o universo existe, ele tem uma causa, o ar, o sol, o dia, a noite, o ser humano que fala ouve, possui inteligência, os animais, a natureza (plantas, montanhas, vulcões, mar, rios, cachoeiras, etc...)

Quais as idéias que vcs tem sobre os atributos (qualidades) de Deus? (Deixá-los discutir em trios)
Entregar a cada trio um dos atributos da Divindade.

DEUS É: IMUTÁVEL (não há mudança, se estivesse sujeito a mudança, as leis que regem o universo, não teriam nenhuma estabilidade)    
ETERNO (para sempre)    
INFINITO (não tem começo ou fim) 
 IMATERIAL (sua natureza difere de tudo que chamamos de matéria)  
ÚNICO (só há um Deus)  
TODO-PODEROSO (porque é único, se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa qto Ele, e assim não teria feito todas as coisas.  
SOBERANAMENTE BOM E JUSTO (sua sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça, nem de sua bondade.
Ou seja, Deus é supremo em todas essas qualidades, pois se tivesse uma de menos ou não fosse em grau infinito, não seria superior a tudo, e não seria DEUS.
Para estar sobre todas as coisas, Deus não deve estar sujeito às vicissitudes e não pode ter nenhuma das imperfeições que possamos imaginar.

Fixação:  (10´) Distribuir folhas coloridas a cada dupla e pedir  para eles encontrarem nas revistas as obras da existência de Deus e escrever seus atributos. Cada dupla apresentará seu trabalho com suas conclusões. Comentar as reportagens e gravuras e perguntar: Vcs conseguiram encontrar Deus no trabalho? Por quê?

Monica