Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Aula Reforma Intima - juventude - 28/07/2012


Tema: Reforma íntima
Objetivo Formativo: desenvolver amor-próprio, auto-estima. reconhecer-se como espírito eterno.
Objetivo Informativo: reconhecer-se como espírito eterno.

Prece inicial e boas-vindas: 05minutos

Incentivação Inicial: Você já sonhou com sua casa própria ? 15 minutos
Falar com os alunos sobre qual a casa dos seus sonhos, investigar detalhes técnicos como tamanho, número de cômodos, ambiente, cores, localização, cidade/praia/campo, fonte de água/luz/gás, tecnologia, segurança; bem como investigar o motivo que os levam a sonhar com este formato.
Para construir esta casa, o que precisaremos ? Falar sobre materiais de construção, equipe técnica capacitada, $, sonho e perseverança para construí-la.
Trazer imagens de revistas, internet sobre casas dos sonhos; ferramentas e materiais de construção.

Desenvolvimento: Que tal ajudarmos nossos amigos Aprendisildo e Aprendisilda a construírem sua casa íntima? 30 minutos
Pedir para um aluno deitar no chão e outro contorna o corpo dele no papel.
Sentar em volta do desenho e contar a história dos irmãos Aprendisildo e Aprendisilda.
“Aprendisildo é um jovem menino de 14 anos, tímido, carinhoso, bastante ansioso, quer fazer tudo ao mesmo tempo, mas não consegue se concentrar em nada, tem tido dificuldade para comer nos horários convencionais e dormir adequadamente (tem tido pesadelos e esquece de rezar); impaciente com as perguntas que o fazem; muitas vezes egoísta, não consegue dividir seus pertences (livros, jogos, computador), sonhos e amigos; ultimamente tem se comportado de maneira agressiva porque seus pais têm pedido que ele esteja mais presente com a família para fazer as refeições, ficar menos tempo na internet e se dedicar um pouco mais aos estudos, pois anda desconcentrado na escola.
Aprendisilda é uma menina de 15 anos, sonhadora, comunicativa, cheia de colegas; vaidosa; preocupa-se muito com seu visual e costuma ficar irritada se alguém se apresenta com cabelo, roupa ou bijou mais legal que a dela. Tem muita resistência para se alimentar corretamente com medo de engordar, mas vive beliscando guloseimas. Vive sonhando entre ser atriz mas gosta muito de animais e fica em dúvida se fará veterinária; não pode ver um cachorro na rua que quer trazer pra casa, mas depois larga para seu irmão ou pais cuidarem porque muda de idéia toda hora e também bate aquela preguiça”.
Onde você notou que estão os principais pontos de atenção que precisam de melhoria dos nossos amigos ?
E os fortes ? Anotar em volta do corpo

O que podemos indicar para eles melhorarem sua casa íntima?
Todos juntos poderemos escrever neste corpo formas de desenvolver o autoconhecimento como: pensamentos positivos e construtivos, confiança, paciência, fé, perseverança, alegria, vontade de crescer, ânimo, positivismo, atitudes positivas, estudo, boas companhias.

Conclusão: E a sua casa íntima, como você a está construindo ? 10 minutos
Baseada na dinâmica de ajuda aos amigos “Aprendisildos”, pedir para cada um escolher suas ferramentas para embelezar sua casa íntima. Levar imagens de ferramentas em papel para eles escreverem dentro.

Prece final

Bibliografia: leitura do tema em literatura espírita