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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aula: Limites individuais e sociais - Juventude - 19/02/2011

PROGRAMA 2011 - AULA APLICADA

EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL - PRÉ MOCIDADE

19/02/2011

Tema do mês: Companheirismo

Aula: Limites individuais e sociais

Objetivos:

Informativos: Reconhecer que todos merecem respeito, ainda que sejam diferentes

(Informar aos jovens sobre os limites individuais e sociais.)

Formativos: Desenvolver a autoconfiança e o respeito a si mesmo e ao próximo

(Desenvolver o amor e gratidão á Deus.)

Incentivação Inicial (20`): materialista x espiritualista

ESCOLHA

OBJETIVOS: Fazer os jovens perceberem que existem influências em seus próprios pensamentos e que são eles os donos das escolhas e que são responsáveis pelas conseqüências das mesmas. Colocar que existem limites colocados nas relações na sociedade.

DESENVOLVIMENTO: A dinâmica ocorre em trio. Os dois jovens das pontas devem ficar de mãos dadas e o do meio (fica dentro) será o que irá fazer as escolhas. Os participantes das pontas deverão influenciá-lo (um para o mal, outro para o bem) com sugestões acerca do tema sugerido. São três fatos diferentes e a cada fato muda-se o jovem do centro, para que todos participem das três situações (o que influencia positivamente, o que influencia negativamente e o que é influenciado).

Cada fato deverá ser lido pelo educador e este dará 1 minuto para que os participantes dos lados exponham e conquistem o do centro para seu ponto de vista. Serão três rodadas.

Fato 1 – Estou com uma turma de amigos e, de repente, eles começam a fumar e beber. Oferecem-me... O que eu faço...

Fato 2 – Estou precisando de uma grana para ir ao shopping ou para comprar uma coisa legal que vi numa loja transada, mas minha mãe chateada comigo, disse que não iria me dar dinheiro fácil, enquanto eu não fosse responsável com as atividades do colégio e que estudasse direitinho... Então vejo a bolsa dela em cima da mesa, estou sozinho e penso...

Fato 3 – Um dia de repente comecei a sentir falta de algo... Pensei muito e cheguei à conclusão de que não era nada material, na verdade, estava sentindo falta de Deus em minha vida. Foi quando pensei em freqüentar o grupo de jovem. Será que eu devo ir mesmo?!

Pedir para que eles escrevam numa folha o que sentiram.

Desenvolvimento: (20’) :

Escrever em tiras de papel algumas palavras chaves e verificar se batem com o que eles escreveram no flip chart:

Honestidade

Sinceridade

Justiça

Disciplina

Educação

Ordem

Aceitação das regras

religião

A partir dos sentimentos abordar:

As vontades

O NÂO !

Parar a explicação aqui e brincar de: O que vamos levar á Lua?

A Lei da liberdade

Livre arbítrio

Limites individuais – Respeito a si próprio

Limites da sociedade – Respeito ao semelhante

Responsabilidade

A educação moral, formação de hábitos bons, é imprescindível para a reforma espiritual (ordem, aceitação de regras, honestidade, sinceridade, valorização do trabalho, etc.) e consiste no conjunto de hábitos adquiridos.

No "Livro dos Espíritos", Kardec refere que quando se pensa na massa de indivíduos sem princípios, sem freios e entregues aos próprios instintos, compreende-se as conseqüências desastrosas que resultam de suas ações. Quando ocorrer a educação moral, quando for praticada, o homem terá hábitos de ordem, de previdência para si e para com os outros, e de respeito por tudo. A desordem e a imprevidência são duas chagas que uma educação bem entendida pode curar.

Educação é um processo, que ocorre gradativamente (uma série de acontecimentos, uma somatória) de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Não se pode omitir aqui o aspecto religioso. Sabendo ser nossos filhos, Espíritos imortais, necessitam dessa experiência humana para aperfeiçoar-se.

Os conhecimentos da imortalidade da alma, reencarnação, lei de causa e efeito, pluralidade dos mundos, etc., são elementos preciosos e vêm completar, reexplicar as lições de Jesus, trazendo conhecimentos que auxiliarão o homem a perceber que o ‘Reino de Deus’, será o desenvolvimento das qualidades que existem em si.

Fixação e Avaliação (10’):

Estória do Livro: Ninguém está sozinho

Luiz Sérgio