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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aula: Liberdade e Responsabilidade - Juventude - 27/08/2011

PROGRAMA 2011 - AULA APLICADA

EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL - PRÉ MOCIDADE

AGOSTO

Tema: RELAÇÕES FAMILIARES E SOCIAIS

Objetivo Formativo: Reconhecer que a vivência familiar e social favorecem o crescimento espiritual.

Objetivo Informativo: Reconhecer que somos responsáveis pelos nossos atos.

27/08

Liberdade e Responsabilidade

Resumo

  1. Prece inicial 5’
  2. Atividade Inicial 20 ’ (5’ para preparar a técnica/ 15’ p/ explorarem a atividade)
  3. Reflexão 15’
  4. Prece Final 5’

Dinâmica

Atividade Inicial

Objetivos

Fazer o grupo pensar em suas ações e perceber que a liberdade deve sempre andar com a responsabilidade.

Material

Crachás que sejam como rótulos para os participantes, com os seguintes dizeres:

sou teimoso: preciso aprender a não ser tão insistente

sou egoísta: me ignore

sou carente: cuide bem de mim

sou descuidado: me superproteja

Sou tímido: ajude-me.

Sou surdo: grite.

Sou mentiroso: desconfie.

Sou narcisista: ouça-me

Sou orgulhoso: bajule-me

Processo

• O Grupo deve ser dividido em sub-grupos de três pessoas. Uma será o rotulado e os outros dois farão papeis de pais.

• O rótulo que ele receberá ficará colado nas costas (de modo que ele não o leia antes nem durante a dinâmica).

• Motivar todos a discutir sobre um tema e durante a discussão devem levar em consideração o rótulo que cada um está usando.

Escrever os temas na lousa e sortear com cada grupo:

Tema 1: uma banda ou cantor(a) que você ama vem para o Brasil para uma apresentação única em São Paulo. Você quer muito ir e seus pais não querem deixar. Tente convencê-los a ir.

Tema 2: você acha que deve aprender com seus próprios erros e que seus pais não devem ficar dando "lição de moral" - Tente convencê-los que já é bem grande para tomar conta do próprio nariz.

Tema 3: Você quer namorar, sair/estar com amigos, conhecer pessoas novas e meus pais acham que você é muito novo(a). Convença-os que você não é mais criança.

Reflexão

• Ao fim do tempo, analisar a experiência avaliando e partilhando os sentimentos vividos em relação a nossa família, dentro da nossa casa.

• Ao concluir a dinamica questionar: O que é liberdade?

• Se tivessemos toda liberdade para fazer o que queremos, como ficaria o mundo?

O que precisaremos?

Toda a sociedade precisa de regras de conviência (possuimos direitos e deveres)

A liberdade além de ser uma questão de ponto de vista também faz parceria com o respeito... " O SEU ESPAÇO TERMINA, ONDE COMEÇA O DO OUTRO"...

Liberdade de forma alguma pode ser confundida com libertinagem ~> ideia de que cada um faz o que quer e quando quer.

Para o filósofo francês Jean-Paul Sartre o homem é livre e é responsável por tudo o que faz. Para ele, a liberdade significa criar a si mesmo, sempre assumindo o compromisso social com a responsabilidade de seus atos. Ser livre é aprender a conviver, viver junto, respeitando os limites de cada um, aprendendo a compartilhar os sonhos, a vida, as alegrias, as esperanças. "A mais antiga de todas as sociedades, e a única natural, é a da família; ainda assim só se prendem os filhos ao pai enquanto dele necessitam, para a própria conservação. Desde que tal necessidade cessa, desfaz-se o liame (a ligação) natural. Os filhos, isentos da obediência que devem ao pai, e este, isento dos cuidados que deve aos filhos, voltam todos a ser igualmente independentes. Se continuarem unidos, já não é natural, mas voluntariamente, e a própria família só se mantém por convenção. (...) Visto que homem algum tem autoridade natural sobre seus semelhantes e que a força não produz nenhum direito, só restam as convenções como base de toda a autoridade legítima existente entre os homens." Jean-Jacques Rousseau. O Contrato Social.

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